3 minerais fundamentais para a saúde

1- Zinco

ZincoO zinco faz parte do grupo formado pelos 18 minerais essenciais, que são responsáveis por manter o equilíbrio da função metabólica e fisiológica do corpo.

Ele serve o zinco nessas reações é que elas agem de forma direta no equilíbrio do sistema imunológico, além de atuar no funcionamento das membranas celulares, na antioxidação e na regulação do repasse das informações genéticas.

O zinco também auxilia em outras funções, como no tratamento da acne e da queda de cabelos, prevenção do envelhecimento e da infertilidade e crescimento de crianças e adolescentes.

Além disso, o zinco é um mineral muito conhecido como viagra natural, o motivo é que ele contribui para o aumento da testosterona que é o principal hormônio masculino e que atua no aumento da libido e no poder das ereções.

O zinco ainda auxilia na absorção de vitaminas, a sua falta dificulta a captação dessas vitaminas, o que atrasa a catálise das reações químicas no organismo.

Existem vários sintomas com a carência de zinco. Sua carência pode atrasar o crescimento, afeta a eficiência do sistema imunológico, dificulta a cicatrização de feridas, visão cansada e redução do olfato e paladar.

2- Ferro

FerroO consumo do mineral ferro é importante para o transporte de oxigênio no organismo. Ele previne a anemia e é bom para o coração.

O ferro desempenha papéis na produção de colágeno e elastina, dois componentes necessários na integridade do tecido conjuntivo, na manutenção do sistema imunológico, na produção e regulagem de vários neurotransmissores cerebrais e na proteção contra danos provocados por oxidantes.

O mineral ainda é importante para o coração porque é parte formadora de proteínas chamadas mioglobinas, que estão presentes no miocárdio (músculo do coração) e são responsáveis pela boa oxigenação deste músculo.

A falta de ferro no organismo pode causar, irritabilidade, tonturas, redução da capacidade de aprendizado, apatia, sonolência e falta de ar. Em crianças, a falta de ferro pode contribui para falhas cognitivas como um menor desempenho neuropsicológico.

Um aviso importante é que o cálcio é uma substância que interfere negativamente na absorção de ferro, por isso a recomendação é evitar o consumo de alimentos ricos neste nutriente com fontes de ferro.

3- Cálcio

CalcioO cálcio ajuda a formar uma parte da hidroxiapatita, o complexo mineral que dificulta seus ossos e dentes e mantém a densidade óssea e ajuda os ossos a curar.

Além disso, o mineral auxilia no crescimento e na manutenção dos ossos e é necessário para manter a densidade mineral óssea e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

O cálcio ainda ajuda a baixar a pressão arterial, isso porquê ele ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e ao envio de sinais químicos nervosos do cérebro para o coração o que regula os ritmos cardíacos, pressão sanguínea e circulação.

E por fim, o cálcio ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

Leia também: 3 alimentos indispensáveis para a saúde sexual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *