Porque nos mulheres precisamos de massa muscular?

Como ganhar massa muscular femininaA busca pelo aumento da massa muscular já não é mais apenas uma prioridade dos homens, as mulheres também precisa da massa muscular para ter um corpo mais sarado.

Como a produção de músculos está relacionada à testosterona, presente em maior quantidade nos homens, alcançar a força física não é impossível às mulheres, já que este hormônio, que tem características androgênicas e anabólicas, é encontrado na proporção de 10 por 1 nelas, um volume menor, mas, mesmo assim, relevante para o desenvolvimento muscular.

A testosterona é o principal hormônio do corpo masculino, mais também encontrado no corpo feminino. Pois quando uma mulher tem os níveis saudáveis de testosterona a mesma tende a queimar mais gordura e com isso ela acaba não sofrendo muito com o excesso de peso já que a testosterona ajuda a manter o metabolismo sempre acelerado.

Exatamente por isso que tanto o homem tanto a mulher precisam consumir alimentos que aumentam a testosterona para manter a saúde do corpo.

Dicas para ter massa muscular

É muito importante uma mulher ter massa muscular magra no corpo, pois no geral a massa muscular ajuda no emagrecimento e na saúde total do corpo. Vários estudos científicos já mostraram que mulheres que possuem uma maior massa magra, mais acelerado o metabolismo fica e mais gordura ele queima.

Mais devido ao seu metabolismo e principalmente devido a questão hormonal, as mulheres tem grandes dificuldades em obter ganhos de massa muscular. Com isso é preciso além de esforço e dedicação, a utilização de certas estratégias específicas.

Massa muscular em mulheresPor isso, a primeira dica é ter uma dieta rica com alimentos ricos em proteína, fibras e gorduras saudáveis. Isso porquê as proteínas são os principais combustíveis dos músculos, ou seja, sem proteína não há músculo. As proteínas também tem um papel importante para o corpo todo, inclusive para os cabelos, unhas e pele.

Já as fibras são ótimas em uma dieta porque elas garantem mais saciedade, ou seja, consumindo alimentos ricos em fibras você sentirá menos fome e consumirá menos calorias durante o dia.

E as gorduras saudáveis como o ômega-3 e as monoinsaturadas são ótimas para o funcionamento saudável da mente e do corpo no geral. O ômega-3, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e auxilia no controle da pressão arterial.

Já a gordura monoinsaturada se mostra benéfica pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada são azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola. O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

E por último não esqueça dos treinos intensos, pois com um treino que seja intenso e que cause microlesões em nível celular, é que você conseguirá um bom aumento de massa muscular.

Veja abaixo um tipo de treino de intensidade para mulheres:

  1. Aline freitas says:

    Oi Agata tudo bem? Realmente nos mulheres precisamos de massa muscular
    para ter um corpo mais sarado, gostei muito do seu artigo, vou seguir
    seu blog amiga 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *